O que você deve pensar para planejar os móveis do seu escritório, loja ou consultório?



Um ambiente de trabalho adequado exige organização, praticidade, acessibilidade e instrumentos de trabalho modernos. Isso se reflete em conforto e bem-estar dos profissionais que ali trabalham e, além disso, a empresa transmite credibilidade e imagem positiva diante dos atuais e futuros clientes.


Qual o momento ideal para optar por móveis planejados corporativos para o seu escritório?

A opção pelos móveis planejados para escritório pode ocorrer em diferentes momentos de uma empresa: na sua instalação em um determinado local ou em uma reforma para melhorar os ambientes.


Os móveis corporativos não são determinantes apenas no melhor uso do espaço, mas também no aumento da produtividade dos colaboradores ao tornar o ambiente mais eficiente, dinâmico e confortável. Dessa forma, o uso de móveis inadequados ou que não atendam corretamente às demandas dos colaboradores e da empresa pode tornar-se um problema grave, envolvendo a saúde dos funcionários e a motivação deles.




Quais as vantagens do móvel planejado como solução corporativa?

Os móveis planejados possuem diversas vantagens quando comparados com móveis prontos, pré-fabricados. Dentre eles podem ser destacadas:


Otimização dos espaços: esse tipo de solução permite que mesmo espaços aparentemente perdidos, como cantos e paredes altas, sejam aproveitados com móveis planejados personalizados e possam ser usados de forma efetiva pela equipe, seja para arquivo ou outros acessórios importantes;


Projeto 3D: ao iniciar o desenvolvimento de um projeto de interiores planejado, todos os detalhes do ambiente e móveis são inseridos em softwares 3D, permitindo que o cliente tenha uma ampla visão do resultado final, em forma virtual, da distribuição dos móveis, suas funcionalidades e composição de cores. Desta forma, pode solicitar alterações e melhorias com o projeto ainda na planta;


Personalização: esse tipo de solução mobiliária permite que haja maior personalização com a flexibilidade que o móvel planejado permite. Assim podemos ter um ambiente com a “cara da empresa”, harmonizando os móveis, os acessórios e acabamentos com a identidade visual da marca ou, com o tipo de trabalho desenvolvido pela empresa.





Confira algumas dicas para mobiliar um escritório, loja ou consultório.


Escritórios: Os escritórios devem passar uma imagem de serenidade, para esse tipo de ambiente, nossa dica é investir em tons amadeirados. Se for por exemplo um escritório de advocacia ou um escritório de contabilidade onde temos uma boa quantidade de livros e arquivos, uma excelente dica é você usar um espaço com prateleiras aonde você consegue manter uma organização, além de ser moderno deixa seu ambiente funcional e facilita o dia a dia do seu trabalho.


Lojas: Está planejando abrir ou reformar uma loja? Não pense que apenas algumas prateleiras já resolvem essa questão. Em uma loja de roupas, por exemplo, as peças precisam estar localizadas em pontos certos para prender a atenção do cliente e concretizar a venda. Por isso, os móveis planejados são ótimas opções.

O escritório dentro de uma loja que, normalmente, são pequenos, prefira uma mesa ergonômica para acomodar o computador, documentações e outros

de mesa, sem se preocupar com o espaço.

No estoque, invista em compartimentos fechados com portas de correr e gavetas para armazenar as peças dobradas e em ordem para facilitar a busca. Para finalizar e dar aquele toque especial, faça alguns nichos de madeira e coloque em locais estratégicos com objetos de decoração.


Consultórios: Os móveis planejados deixam os consultórios ainda mais espaçosos e acolhedores. A decoração do espaço deve transmitir a personalidade do profissional adequada ao ramo de autuação, e também, deve ser aconchegante para garantir que os pacientes se sintam confortáveis e tranquilos.

Em salas de médicos, o foco principal é encontrar a harmonia entre o paciente e os itens de trabalho. Armários e prateleiras ajudam na otimização do espaço. Nesse ambiente aconselhamos a investir em cores neutras, mesclando com algumas outras cores mais escuras, incluindo toques especiais de acordo com cada área profissional.




Um projeto de escritório de advocacia na prática


A designer de interiores Carolina conta sobre o desenvolvimento de um projeto para um escritório de advocacia.


“Na Obra do Henrique Gaspar temos um projeto onde os clientes pediram um conceito tradicional de escritório de advocacia, porém, com elaboração de uma versão mais atual. Selecionamos tons amadeirados com detalhes em preto, usamos linhas retas sem detalhes extravagantes e com muita harmonia entre os ambientes. “


Neste projeto, tudo foi pensando para o bem-estar dos advogados e clientes. Eles podem usufruir de uma sala privativa de reuniões super charmosa que contempla um painel de recorte com vidros internos acoplados para acústica, e ainda, uma iluminação sofisticada e delicada entre eles. A mesa de reunião une-se com o painel de TV e no centro temos uma caixa com conectividade para vídeo conferencias.


Foram usados elementos construtivos para projetar a biblioteca que acomoda o acervo do escritório onde, ao fundo, temos uma linda recepção sem interferências de paredes ou elementos fechados.


Na parte superior ficam os advogados que possuem salas individuais para atender seus clientes e amigos. Inspirado para fazer o projeto do seu escritório?






Gostou das dicas?  A Innovafatto está te esperando para ajudar você a realizar seu projeto. Faça seu orçamento