Apartamento pequeno Dicas para decorar

Atualizado: 26 de Out de 2020

Um desafio para quem compra um apartamento de menor metragem é a decoração e a composição dos móveis e adornos. Pensando nisso, temos  várias dicas e soluções de decoração de apartamento pequeno.

Neste post, você vai encontrar vários truques e ideias de decoração para você se inspirar. Algumas dicas gerais que podem ser usadas em qualquer ambiente, em seguida sugestões e soluções de decoração para cozinha, quarto e sala de estar.



Dicas gerais – Decoração de apartamentos pequenos Espelhos

Parece uma dica boba, mas muitas vezes nos esquecemos do poder que os espelhos têm de aumentar um espaço. Faça uso em objetos decorativos, em paredes, em móveis… Espelhos dão uma sensação de continuidade, e fazem com que o ambiente pareça maior (às vezes até o dobro) do que realmente é.


Cores claras

Outra dica que muitas pessoas já conhecem, mas muitas ainda esquecem é: evite o uso de cores escuras em grande quantidade nas paredes. Procure deixar o espaço em tons mais claros e leves. Um ambiente com paredes pretas e vermelhas, por exemplo, fica mais carregado e pesado do que um mesmo ambiente com paredes brancas ou em tons de bege ou cinza.


Luminosidade

A própria natureza já oferece algo que pode ajudar bastante: a luz. Garanta o máximo de luminosidade para seu espaço, para que ele pareça mais leve e arejado, e consequentemente mais espaçoso. Se o ambiente não tem muita luz natural, faça um uso inteligente da sua iluminação artificial. Lembrando que lâmpadas de tom branco aumentam o espaço, mas também o tornam mais frio. Por isso, use lâmpadas de tom amarelado em locais específicos e pontuais, como um abajur que fica ao lado da cama, ou uma luminária de chão ao lado de uma poltrona confortável na sala de estar.


Linhas

As linhas utilizadas também influenciam muito nas percepções que temos dos espaços. Linhas verticais criam uma sensação de elegância, grandiosidade e também trazem estabilidade. Linhas horizontais passam sensação de calma, segurança e paz. Por isso, busque trabalhar com ambas de forma inteligente, e saiba qual ambiente necessita da exploração de cada tipo de linha. Exemplo, na sala de estar use linhas verticais, porém, em quartos, é preciso se preocupar com a linearidade horizontal, para que o espaço tenha um toque mais pessoal.

Transparências

Objetos de vidro ou acrílico transparente também é uma ótima pedida para decoração de apartamento pequeno. Eles deixam o espaço mais arejado e com menos informação, já que ocupam o espaço de uma forma leve. Além disso, eles fazem com que os ambientes se pareçam mais limpos e com menos interferências visuais.


Dicas de decoração para cozinhas pequenas

Agora, que já conversamos um pouco sobre ideias gerais na hora de decorar o apartamento. Nada melhor do que detalharmos cada um dos ambientes da sua casa e passar ideias e truques detalhados. As primeiras dicas são para decorar cozinha pequena.

Uso de utensílios como decoração

Uma boa forma de economizar espaço e fazer com que sua decoração de cozinha tenha um design legal e pessoal, é fazer uso de alguns utensílios característicos desse tipo de ambiente como forma de decoração. Panelas, taças, porta-temperos, todos podem ser usados com caráter decorativo, apesar de ainda guardarem suas funções originais.


Prateleiras abertas

Quando usamos prateleiras para guardar utensílios e objetos, damos ao espaço uma sensação do espaço ser mais leve, quando só colocamos móveis brancos ou fechados. Caso as prateleiras não funcionem bem na sua casa, você sempre pode optar por móveis com portas de vidro ou espelho para que o ambiente pareça maior.

Detalhes em aço

Quando for comprar eletrodomésticos ou quando for pensar em decoração, dê sempre preferência para objetos em aço. Isso, porque utensílios metalizados possuem um efeito parecido ao do espelho, e eles refletem a luz, de forma que causam um impacto de peso menor no ambiente.


Revestimento de tijolo branco

Cada vez mais comum em cozinhas estrangeiras, o revestimento de tijolo branco, pelo tom e também pelo reflexo gerado pela luz, cria a sensação de um ambiente mais claro e espaçoso, e ainda dá à cozinha um toque de design industrial. Fica muito lindo!


Móvel planejado

No caso de cozinhas pequenas, móveis planejados são uma opção muito mais prática, simples e funcional. Busque cores claras, acabamentos brilhantes e com detalhes em vidro ou espelho.

Aqui na Innovafatto nossa equipe tem as melhores opções de projetos para você planejar seus movéis. Conheça nossas opções de pacotes completos.

Entrew em contato: contato@innovafatto.com.br

Toque de cor em local específicos