Apartamento pequeno Dicas para decorar

Atualizado: 26 de Out de 2020

Um desafio para quem compra um apartamento de menor metragem é a decoração e a composição dos móveis e adornos. Pensando nisso, temos  várias dicas e soluções de decoração de apartamento pequeno.

Neste post, você vai encontrar vários truques e ideias de decoração para você se inspirar. Algumas dicas gerais que podem ser usadas em qualquer ambiente, em seguida sugestões e soluções de decoração para cozinha, quarto e sala de estar.



Dicas gerais – Decoração de apartamentos pequenos Espelhos

Parece uma dica boba, mas muitas vezes nos esquecemos do poder que os espelhos têm de aumentar um espaço. Faça uso em objetos decorativos, em paredes, em móveis… Espelhos dão uma sensação de continuidade, e fazem com que o ambiente pareça maior (às vezes até o dobro) do que realmente é.


Cores claras

Outra dica que muitas pessoas já conhecem, mas muitas ainda esquecem é: evite o uso de cores escuras em grande quantidade nas paredes. Procure deixar o espaço em tons mais claros e leves. Um ambiente com paredes pretas e vermelhas, por exemplo, fica mais carregado e pesado do que um mesmo ambiente com paredes brancas ou em tons de bege ou cinza.


Luminosidade

A própria natureza já oferece algo que pode ajudar bastante: a luz. Garanta o máximo de luminosidade para seu espaço, para que ele pareça mais leve e arejado, e consequentemente mais espaçoso. Se o ambiente não tem muita luz natural, faça um uso inteligente da sua iluminação artificial. Lembrando que lâmpadas de tom branco aumentam o espaço, mas também o tornam mais frio. Por isso, use lâmpadas de tom amarelado em locais específicos e pontuais, como um abajur que fica ao lado da cama, ou uma luminária de chão ao lado de uma poltrona confortável na sala de estar.


Linhas

As linhas utilizadas também influenciam muito nas percepções que temos dos espaços. Linhas verticais criam uma sensação de elegância, grandiosidade e também trazem estabilidade. Linhas horizontais passam sensação de calma, segurança e paz. Por isso, busque trabalhar com ambas de forma inteligente, e saiba qual ambiente necessita da exploração de cada tipo de linha. Exemplo, na sala de estar use linhas verticais, porém, em quartos, é preciso se preocupar com a linearidade horizontal, para que o espaço tenha um toque mais pessoal.

Transparências

Objetos de vidro ou acrílico transparente também é uma ótima pedida para decoração de apartamento pequeno. Eles deixam o espaço mais arejado e com menos informação, já que ocupam o espaço de uma forma leve. Além disso, eles fazem com que os ambientes se pareçam mais limpos e com menos interferências visuais.


Dicas de decoração para cozinhas pequenas

Agora, que já conversamos um pouco sobre ideias gerais na hora de decorar o apartamento. Nada melhor do que detalharmos cada um dos ambientes da sua casa e passar ideias e truques detalhados. As primeiras dicas são para decorar cozinha pequena.

Uso de utensílios como decoração

Uma boa forma de economizar espaço e fazer com que sua decoração de cozinha tenha um design legal e pessoal, é fazer uso de alguns utensílios característicos desse tipo de ambiente como forma de decoração. Panelas, taças, porta-temperos, todos podem ser usados com caráter decorativo, apesar de ainda guardarem suas funções originais.


Prateleiras abertas

Quando usamos prateleiras para guardar utensílios e objetos, damos ao espaço uma sensação do espaço ser mais leve, quando só colocamos móveis brancos ou fechados. Caso as prateleiras não funcionem bem na sua casa, você sempre pode optar por móveis com portas de vidro ou espelho para que o ambiente pareça maior.

Detalhes em aço

Quando for comprar eletrodomésticos ou quando for pensar em decoração, dê sempre preferência para objetos em aço. Isso, porque utensílios metalizados possuem um efeito parecido ao do espelho, e eles refletem a luz, de forma que causam um impacto de peso menor no ambiente.


Revestimento de tijolo branco

Cada vez mais comum em cozinhas estrangeiras, o revestimento de tijolo branco, pelo tom e também pelo reflexo gerado pela luz, cria a sensação de um ambiente mais claro e espaçoso, e ainda dá à cozinha um toque de design industrial. Fica muito lindo!


Móvel planejado

No caso de cozinhas pequenas, móveis planejados são uma opção muito mais prática, simples e funcional. Busque cores claras, acabamentos brilhantes e com detalhes em vidro ou espelho.

Aqui na Innovafatto nossa equipe tem as melhores opções de projetos para você planejar seus movéis. Conheça nossas opções de pacotes completos.

Entrew em contato: contato@innovafatto.com.br

Toque de cor em local específicos

A ideia é que a cozinha seja o mais unificada possível em questão de cores, ou seja, que os móveis sigam um mesmo tom e não existam “possíveis distrações”. Escolher somente uma cor para decoração faz com que o ambiente seja interpretado de forma mais organizada e limpa. Porém, é interessante adicionar um toque de cor mais forte em um local específico, assim sua cozinha ganha personalidade. Exemplo: um móvel chave todo pintado por dentro de azul, ou o espaço de parede entre um móvel e uma bancada pintado de vermelho.

Dicas de decoração para quartos pequenos

Uma dúvida comum na hora de criar a decoração de apartamento pequeno são os quartos. Que tal algumas dicas para te ajudar a decorar o quarto?

Opte por camas menores

Apesar de todos termos vontade de ter uma cama king size enorme no quarto, é preciso se preocupar com a escala e proporção do ambiente. Camas maiores em quartos menores, passam a sensação de um quarto mais apertado e claustrofóbico. Portanto, lembre-se sempre de comprar uma cama com um tamanho condizente ao do seu quarto e à sua situação. Se for o quarto de um casal, opte por no máximo uma cama queen size, ou tamanho casal padrão.

Busque camas com espaço para guardar coisas

Camas com gavetas, ou camas que possuam um espaço livre debaixo do colchão em que você possa guardar coisas, são suas melhores opções (eu mesma tenho uma gaveta aqui na minha cama, e ela me ajuda muito com a organização). 

Preocupe-se com seu armário

Um armário com portas do tom das paredes, com acabamento brilhoso ou com portas de espelho(que são a melhor opção para quem deseja uma sensação de quarto ampliado) funcionam muito mais do que portas escuras, de madeira ou com acabamento fosco. O armário normalmente ocupa um grande espaço no quarto, portanto vale a pena investir em um modelo com um design mais bacana, com portas de correr espelhadas, ou seja, que ocupem menos espaço e o ampliam.

Decoração inteligente

Caso você resolva fazer uso de algum quadro ou objeto decorativo de maior tamanho, fique atenta também às linhas e profundidade da imagem ou do objeto. Um quadro grande de uma imagem contínua, traz essa mesma continuidade para o quarto, dando a impressão de um ambiente maior. Uma dica incrível na hora de compor a decoração do quarto!

Use e abuse de prateleiras

Por que não adicionar prateleiras pelo quarto para organização de objetos já existentes? Elas podem ser da cor da parede (as chamas prateleiras flutuantes) ou coloridas (se transformando em um elemento de destaque dentro do quarto).  Quando usamos de uma parede, até então sem função extra, para organizar melhor o quarto é maravilhoso e o espaço muito bem aproveitado. Já que, ocupa menos espaço, deixa o ambiente mais limpo e tem um interessante caráter decorativo.  A famosa organização vertical.

Acrescente cores nos detalhes

Uma das maneiras mais interessantes de tratar um espaço pequeno, para que ele passe a impressão de ser maior do que é – como já falei no início do post – a adição de cores claras. Porém, para que o ambiente tenha um toque pessoal e se torne dinâmico, precisamos adicionar cores nos detalhes. No caso do quarto, então, isso é de extrema importância. Você quer que aquele espaço tenha a sua cara? Então, basta optar por objetos menores, mas pontuais, em cores fortes: uma mesa de canto amarela, objetos decorativos de diversos tons de vermelho nas prateleiras, uma luminária de canto verde bandeira. Fica lindo e deixa o seu espaço mais personalizado!

Aposte em uma organização simplificada

Quanto mais simples a organização, mais dispostos estaremos de deixar um espaço organizado. Em espaços pequenos, principalmente quartos, nos quais precisamos guardar muitas coisas, essa simplicidade é essencial. Organizadores de sapatos, ganchos para bijoux, uma gaveta com separadores, são todos detalhes que podem fazer a diferença no dia a dia, e também ajudam o espaço a parecer mais limpo.

Dicas de decoração para salas pequenas 

Depois de conversamos sobre o a cozinha e o quarto chegou a hora de passar dicas para decorar a sala pequena.

Atenção na escala dos móveis

Para uma sala pequena, o ideal é que os móveis sejam também de uma escala menor. Hoje em dia, até mesmo peças tradicionalmente volumosas, como poltronas estofadas, vêm em larguras estreitas. Por isso, cuidado ao adicionar peças grandes! Faça escolhas inteligentes.

Busque objetos metálicos para decoração

Assim como na cozinha, objetos metálicos possuem o mesmo efeito do espelho: refletem a luz e clareiam espaço. Opte por vasos e objetos de decoração menores em aço inox ou cobre, por exemplo. Outra coisa que fica um charme é usar algo com mármore travertino, pode ser um painel da TV, vai deixar a sala ainda mais elegante.

Prateleiras flutuantes

Uma dica recorrente, mas fundamental, é o uso de prateleiras flutuantes. Elas oferecem espaço para armazenamento, sem o mesmo volume de caixas, estantes ou armários. Isso faz com que o espaço fique mais leve, com que o ar circule melhor dentro dele e ele seja percebido como mais amplo e limpo pelas pessoas.

Não se esqueça dos cantinhos

Os cantinhos das salas são áreas muitas vezes esquecidas, mas que oferecem um excelente espaço para uma estante de canto, uma cadeira com um design mais legal ou até mesmo um puff. O ideal é que todo ambiente tenha um objeto de destaque, e o cantinho é um excelente lugar para adicionar um objeto de realce.

Cortinas são essenciais 

As cortinas, quando utilizadas da forma certa, possuem um enorme poder de expandir o espaço, passando a impressão de que ele é mais largo ou mais baixo. O ideal é que a cor da cortina se misture ao tom das paredes, criando uma espécie de linha contínua que faz o espaço parecer maior, e que seu tecido seja leve. Elas também podem ser utilizadas para criar o que chamamos de “janela falsa”, que é quando o suporte e a cortina são de uma largura menor que a largura real da janela, dando a impressão que a janela é maior, ou quando o suporte e a cortina são colocados pouco baixo do teto, ao invés de logo acima da moldura da janela, passando a impressão de que as janelas são mais altas. 

Tenha cuidado com os tapetes

Os tapetes em tons claras são altamente recomendáveis se o chão da sua for muito escuro, pois ele vai servir não só como objeto decorativo, mas também para clarear o ambiente e criar uma percepção mais ampla do espaço. Dica extra: busque materiais que não acumulem muita poeira, e dê preferência para tapetes em formato ou adornados com pontos e curvas.

Não cole os móveis na parede

Uma dica incrível para quem tem uma sala pequena é deixar alguns poucos centímetros entre o móvel e a parede fazem com que a sala pareça muito maior, pois permite que o ar e a luz circulem dentro do espaço.

Coloque plantas na sua sala

Plantas trazem leveza e frescor para os espaços, o que tem relação direta com a nossa percepção de tamanho. Espaços mais frescos, limpos e leves, passam uma sensação de tamanho maior, assim como o contrário cria uma sensação de claustrofobia. Caso você não tenha espaço no chão, uma boa opção é pendurar a planta ou pensar em um jardim vertical. Não se esqueça de pesquisar antes quais plantas se adequam melhor ao seu estilo de vida (se você trabalha fora o dia inteiro, por exemplo, o ideal são plantas que precisam de menos cuidado).

Gostou das dicas?  A Innovafatto está te esperando para ajudar você a realizar seu projeto. Faça seu orçamento


Innovafatto Móveis Planejados - Santo André

Av. Portugal, 1095

Jardim Bela Vista

Telefones 11 2598-0555   -  11 2564-4988

Innovafatto Móveis Planejados - São Paulo

Av. Nazaré, 1940/1946

Ipiranga

Telefones

11 2308-2899   -  11 2308-2920

11 visualizações0 comentário

Sobre

Somos uma loja especializada em móveis planejados em São Paulo - Brasil

© 2020 todos os direitos reservados - Site Otimizado feito pela RRP Digital

Contato

Fale Conosco