top of page

Cozinhas planejadas e seus formatos para aproveitar o máximo do espaço



A cozinha é o coração da casa. Lugar de reunir a família ao redor da mesa, ter aquela conversa gostosa com os amigos, e o melhor, sempre acompanhado de uma comidinha. Que delícia!!


Esse espaço precisa de algumas qualidades únicas, necessita de móveis de cozinha adequados e deve ser resistente o suficiente para aguentar calor, vapor e movimentação de pessoas. Acima de tudo, deve ser um ambiente agradável e refletir o seu estilo. Permita-se a esse direito e você terá mais do que um lugar para cozinhar!


Como sabemos, hoje as casas e apartamentos estão cada vez menores, e consequentemente as cozinhas já não tem todo aquele espaço que gostaríamos. A melhor solução para deixar tudo organizado, funcional, bonito e aproveitar bem o espaço, é fazer uma cozinha sob medida com móveis planejados. Mas o sob medida não é apenas para pequenos espaços, quem dispõe de uma ampla cozinha pode aproveitar muito da mesma forma.


Modelos de cozinhas


Os modelos podem ser os mais variados possíveis, o que não faltam são opções, tudo vai depender do seu estilo, gosto e espaço.


Encontramos tipos de cozinhas de acordo com a estrutura arquitetônica do ambiente e o projeto do mobiliário, estes estão representados na figura abaixo:




Item 1: Cozinhas de modelo americano


As cozinhas americanas são as queridinhas do momento. Também conhecidas como cozinhas integradas, são cada vez mais comuns em novos imóveis. Não são apenas as casas pequenas que pedem cozinhas e salas de jantar ou sala de estar, no mesmo espaço, a integração deixa qualquer lugar mais prático e amplo, passando de um cômodo, que normalmente é restrito a poucos, a ser uma área social.




Nesse estilo é interessante ter algum móvel que delimite os espaços, mas que mantenha a ideia de união. Ao usar uma bancada ou ilha com esta função de separação parcial, ela divide os espaços e serve de mesa ou de apoio para alimentos e utensílios enquanto cozinha.


Item 2: Cozinhas em formato “U”




As cozinhas em formato de “U” são perfeitas para garantir o máximo de funcionalidade na disposição dos elementos, elas se adaptam em espaços estreitos, mas sua utilização normalmente se dá em espaços mais amplos, resolvendo perfeitamente as necessidades dos moradores. Esse tipo de cozinha utiliza três paredes para apoiar os armários.


Item 3: Cozinhas em formato de corredor ou paralela


Há quem prefira uma cozinha no formato de corredor ou paralela. Esse modelo é aquele em que existem duas bancadas alinhadas, uma de frente para outra, geralmente conectam diferentes ambientes, por isso a necessidade do corredor. Esse modelo é utilizado em cozinhas estreitas e alongadas, mas com área suficiente para ter um corredor entre os armários de pelo menos 120 cm, possibilitando a passagem de duas pessoas.



O modelo de cozinha linear normalmente é utilizado quando a cozinha é estreita e longa. O ideal é que a pia fique no meio (entre fogão e geladeira) permitindo que estes dois fiquem separados e o meio funcione como espaço de apoio para estas duas áreas


Item 4: Cozinhas lineares



Este formato de cozinha aparece muito nos apartamentos de hoje, pois consiste em ter todos os móveis distribuídos em uma única parede, tendo os eletrodomésticos como fogão e geladeira na mesma linha.


Item 5: Cozinhas em “L”




A distribuição do mobiliário na cozinha em “L” ocupa duas paredes onde o ideal é posicionar a geladeira em uma parede e o fogão na outra, separando a área fria do quente, conforme representa a imagem acima:


Visto estes tipos de formato de cozinha, entende-se o porquê é importante fazer um projeto com móveis planejados que permitam flexibilidade, pois o mobiliário precisará ser adaptado ao espaço arquitetônico pronto.


 



Gostou das dicas?  A Innovafatto está te esperando para ajudar você a realizar seu projeto. Solicite seu orçamento












20 visualizações0 comentário
bottom of page