top of page

Sala: cantinho do bem-estar, de essência e personalidade dos moradores



A sala de estar é um dos principais pontos de encontro entre família e amigos em casa, é um espaço de todos. Onde a conversa não tem hora para acabar e deve atender as necessidades de toda a família. Segundo A Arquiteta e Urbanista, Ana Carolina Klein, a sala de estar é o ambiente de maior visibilidade da casa, pois é onde recebemos nossos convidados. Portanto, é interessante que ela seja agradável e aconchegante. Sendo assim, sofás e poltronas confortáveis não podem faltar e a decoração contribui para a harmonização do espaço.


A TV tem um papel diferente na vida de cada pessoa. Para alguns ela é dispensável em uma sala onde se vai receber amigos, curtir a família e conversar. Mas para aqueles que a TV é indispensável, um belo home faz toda diferença no ambiente.




Salas pequenas e grandes



Projetos residenciais e principalmente apartamentos em novos empreendimentos, contam com espaços reduzidos nas áreas de convívio em geral e na sala não é diferente. Fazer a decoração de salas pequenas requer planejamento e cuidados para ter como resultado um ambiente funcional, bonito e prático para o dia a dia, além disso, a adequada combinação da decoração com o tipo de projeto do móvel podem transmitir a sensação de amplitude para o espaço – como cores claras e móvel linear contínuo -. Para salas amplas o planejamento contribui para que as peças completem o espaço de forma adequada.




Compor pequenos espaços não tem segredos, com algumas dicas você irá transformar seu ambiente. Para Ana Carolina “a disposição dos móveis deve sempre ser feita de acordo com o melhor aproveitamento do espaço. Como estamos vivendo um tempo em que os espaços estão cada vez menores, vale optar por menos móveis abrindo mão, por exemplo, de mesas de centro em prol de maior espaço de circulação. Ainda se tratando de ambientes pequenos, substituir o tradicional jogo de sofá com dois lugares por um sofá único e uma poltrona e utilizando um painel para colocar a TV na parede, podem deixar sua sala mais espaçosa e parecendo maior. Além disso, a utilização de espelhos nos locais corretos pode conferir amplitude ao ambiente”.


Móveis sob medida faz toda diferença para aproveitar melhor o espaço


Móveis sob medida (planejados) são a melhor opção para compor seu ambiente. Pois além da funcionalidade trazem flexibilidade ao projeto e aproveitam muito bem o espaço. Os móveis sob medida oferecem soluções personalizadas de acordo com o uso e o perfil de cada pessoa, e mais, é um produto diferenciado, com qualidade superior e design moderno.




Ana Carolina destaca “para uma sala de estar tradicional com TV, um home planejado faz toda a diferença. Por exemplo, hoje a Boa Vista Planejados possui uma vasta linha de móveis para home, desde painéis de TV com vidro que dão um toque sofisticado ao ambiente, como também consoles deslizantes que são práticos e muito bonitos, também, painéis de recorte que podem ser utilizados para descontrair o ambiente e deixa-lo ainda mais interessante”.


Móveis e decoração nas salas de estar


Além dos móveis e acessórios para uma sala, a cor das paredes deve harmonizar com o restante do ambiente. Muito se fala em regras e cores que podem ou não para um determinado ambiente, mas tudo depende da proposta, personalidade e composição do espaço. Ana Carolina acredita que hoje não há regras definidas nesse quesito. “As cores trazem vida aos ambientes e devem sim serem utilizadas. Hoje as cores não precisam seguir as mesmas tonalidades, mas sempre procuro seguir um padrão que seja harmonioso. Para aqueles que são receosos em ariscar, investir em acessórios como almofadas com estampas geométricas e coloridas é uma boa opção. O uso das cores pode ajudar também na percepção do espaço. Cores claras, por exemplo, podem ajudar a iluminar ambientes pequenos, passando a sensação de amplitude.”


Logo, para termos um ambiente funcional de boa circulação, além de bonito, é necessário muito planejamento. Aposte em detalhes que façam da sala um ambiente aconchegante e iluminado. Os móveis sob medida vão ajudar muito a criar o espaço perfeito de acordo com as suas necessidades.


















22 visualizações0 comentário
bottom of page